O Tratamento Espiritual se desenvolve dentro dos mesmos princípios da fluidoterapia, através do passe e da água fluidificada. Ele é recomendado para os problemas mais graves, sejam de comportamento, de relacionamento, de influências espirituais ou de saúde e ocorre em duas etapas. Na primeira, é realizado o Atendimento Fraterno, através do qual o interessado recebe orientação quanto ao tratamento a que deve se submeter. Na segunda, assiste às Palestras Públicas e recebe a aplicação dos Passes.

É importante ressaltar que tudo o que foi recomendado em relação às Palestras Públicas seguidas de Passes, também se aplica integralmente aos trabalhos de Tratamento Espiritual. Afirmamos, de forma intensa, principalmente do ponto de vista do atendido, em razão da gravidade que ele próprio confere ao problema que o aflige, dentro da ideia de que quanto mais grave a doença, mais forte deve ser o remédio e maior deve ser a determinação em conseguir a sua própria cura.

Como nos trabalhos dessa natureza realizados em diferentes instituições espíritas existe uma grande variedade de procedimentos e em face da simplicidade dos que são adotados no Centro Espírita Filhos da Verdade, são válidos os esclarecimentos prestados por Joanna de Ângelis, pela psicografia de Divaldo Pereira Franco, no capítulo 15, “Cirurgias Espirituais”, do livro “Nascente de Bênçãos”. Sua leitura integral é recomendável e dele foram extraídos os trechos que se seguem:

“Todos os dissabores e enfermidades de qualquer procedência encontram no Espírito as causas que os desencadeiam no corpo, na emoção ou no psiquismo. O ser real é sempre o responsável por quaisquer ocorrências no trânsito carnal. Em consequência, todas as providências saneadoras de distúrbios devem ser direcionadas às matrizes, ao veículo modelador orgânico. ”

“Todos os procedimentos espirituais que têm por meta a recuperação orgânica são realizados no perispírito, o campo onde se encontram registradas as necessidades de evolução do Espírito. ”

“Desse modo, as cirurgias espirituais ou mediúnicas não têm necessidade de ser realizadas no corpo somático, muitas vezes através de comportamentos agressivos e chocantes, violentando os dispositivos da técnica, da higiene, da precaução às infecções. ”

“Os resultados que se podem obter através dos procedimentos cirúrgicos por meio dos médiuns operadores, também se podem conseguir por meio da oração, da terapia dos passes, da água fluidificada, dos inesgotáveis recursos de que dispõem os missionários do Bem no plano espiritual. ”

“Eis porque, ante a necessidade de qualquer terapia acadêmica, alternativa ou mediúnica, torna-se imprescindível a transformação moral do paciente para melhor, a fim de que consiga, mediante as ações de enobrecimento, contabilizar valores que possam anular aqueles negativos que lhe pesam na economia espiritual, emergindo na forma de enfermidades, dissabores, transtornos psicológicos ou psiquiátricos. ”

Com esses esclarecimentos fica claro, portanto, a importância da evangelização do atendido, com vistas em sua transformação moral, para que obtenha sucesso na conquista dos objetivos pretendidos.

De qualquer modo, é também de extrema importância enfatizar que o tratamento espiritual deve ser sempre considerado como complementar e que não dispensa os cuidados possíveis proporcionados pela medicina e pelos medicamentos convencionais, que devem, necessariamente, prosseguir sem qualquer interrupção, se este for o caso.

O acesso aos trabalhos de Tratamento Espiritual se dá através do Atendimento Fraterno que pode ser realizado nos mesmos dias e horários em que se desenvolvem as atividades públicas. Na sequência, o comparecimento às palestras públicas, passes e fluidificação das águas, que são realizadas nas terças-feiras às 20h00, pelo número de vezes que for recomendado.

O Tratamento Espiritual, para os casos de impossibilidade de comparecimento ao Centro Espírita, por motivos de saúde ou dificuldades de deslocamento, também pode ser realizado à distância, seguindo a mesma sistemática pelo próprio interessado, ou por um de seus familiares ou amigos, no Atendimento Fraterno.